Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Brincar faz bem à saúde!

0 comentários

Entenda a importância da brincadeira na vida de seu filho!
O que vivemos hoje em nossa sociedade é uma completa transformação do modo de se viver em família. Com isso, as relações entre pais e filhos mudaram. A sociedade mudou. E essas mudanças influenciam, de forma direta, na educação de nossos filhos.

Um exemplo conhecido é aquele que, quanto mais atividades a criança abranger (inglês, natação, entre outras), melhor será para a sua formação. Porém, é importante lembrar que toda criança precisa de tempo livre para brincar. "Brincar facilita o crescimento e, portanto, a saúde", já alertava o conceituado pediatra e psicanalista inglês Donald Woods Winnicott.

Através da brincadeira é possível descobrir os limites do corpo, afinar a afetividade e, por que não, lidar com as frustrações. É justamente por causa da importância dessa atividade para a criança que um elemento especial precisa merecer a atenção dos pais: o brinquedo.

Brinquedos modernos
Em 30 anos houve um “boom” na tecnologia. Mudanças que pedem a atualização quase que diária de pais e mães. E o mercado de brinquedos tenta acompanhar esse novo quadro, com novidades cada vez mais sofisticadas e elaboradas para as crianças do século XXI.

A introdução da criança ao mundo tecnológico, porém, acontece de forma cada vez mais precoce. Segundo a psicóloga clínica Maria Lucia Paiva, existe sim uma gama de jogos e sites muito educativos, que mexem com o raciocínio rápido dos pequenos. Mas na infância é muito importante que a criança tenha a oportunidade de experimentar diversas possibilidades de aprendizagem, multiplicando o prisma de suas relações, não se limitando apenas a jogos eletrônicos ou televisão.

Brincando com os filhos
Os pais, muitas vezes, para agradar, acreditam que a quantidade de brinquedo é a melhor forma de suprir a necessidade de seus filhos. O mais importante, no entanto, é que exista um espaço e o respeito de deixar a criança brincar livremente. “Criança deve ter horário de criança e espaço de criança e, podar ou cortar bruscamente uma brincadeira, sem explicação aparente, é desrespeitar essa possibilidade de brincar” conclui Lucia.
Lembrar de uma brincadeira da infância e propor ao seu filho também é uma alternativa muito interessante e deve ser feita com total espontaneidade. O prazer de brincar, de ensinar uma nova brincadeira, deve acontecer naturalmente, senão torna-se mecânico e não existe continuidade.
Bater um bolo, por exemplo, pode se tornar uma gostosa e divertida brincadeira entre pais e filhos e é importante que a criança sinta que a situação é divertida para os dois. Assim, percebe-se claramente que as velhas e boas brincadeiras são passadas intuitivamente de geração para geração. Por esse motivo, jogar bola, empinar pipa, ou mesmo brincar de boneca são situações corriqueiras para as crianças de hoje. A proposta é simples e gostosa; a possibilidade dos pais viverem seu lado criança com seus filhos. Experimente,não há nada melhor.
Yeda Timerman

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dia do Brinquedo

0 comentários
O brinquedo acompanha a criança durante seu desenvolvimento, em suas descobertas e nos tantos aprendizados que ela adquire sobre si mesma e sobre o mundo. Assim acaba ligando-se afetivamente ao objeto. Por isso, muitas escolas de educação infantil tiveram a iniciativa de adotá-los da seguinte maneira: liberando um dia para que a criança leve seus brinquedos preferidos.


De acordo com educadores quando o objeto predileto é levado para a escola, é como se parte da casa se estendesse até aquele ambiente. Então estabelecem o Dia do Brinquedo, como costumam chamar, que é o dia designado para as crianças levarem o brinquedo que quiserem para a escola. Os educadores acreditam que além da diversão, esse é um bom momento para os alunos vivenciarem o compartilhar.


Algumas escolas empregam regras para os pais ao adotarem essa experiência, tais como: deixar a criança escolher o brinquedo que irá levar, porém orientando-a quanto a isso; levar somente um brinquedo; identificar o brinquedo escolhido com o nome da criança.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola                                    

sábado, 5 de novembro de 2011

Passeio no Zoológico!

0 comentários








Nosso passeio no zoológico foi muito legal!


 Antes de chegarmos no zoológico falamos para as crianças que não poderíamos ver a girafa, pois ela havia morrido. Que pena!





Morre último exemplar de girafa do Parque Zoológico do Estado em Sapucaia do Sul
Causa da morte de Doroteia foi um severo comprometimento cardiorrespiratório.
O último exemplar de girafa (Giraffa camelopardalis rothschildi) do Parque Zoológico morreu. Doroteia, era filha de Paquito e Dorinha, e nasceu no dia 29 de janeiro de 1995, no zoo do Estado, em Sapucaia do Sul.
A causa da morte do animal foi um severo comprometimento cardiorrespiratório. Doroteia teve sua saúde abalada, quando da perda da companheira de zoológico, em julho passado. Na época, ela já tinha sintomas de solidão e início de um processo de infecção respiratória.
A direção do zoológico está em contato com criadouros do continente africano para a aquisição de três novos exemplares desta espécie.
Fonte: Zero Hora